IF-SC tem novo reitor: confira a entrevista PDF Imprimir E-mail
Escrito por Jornalismo   
Sex, 01 de Julho de 2011 21:03
Nesta quarta-feira, dia 29 de junho, o IF-SC conheceu oficialmente seu novo reitor. Empossado no cargo de reitor pro tempore da instituição até o final do mandato para o qual foi eleita a ex-reitora Consuelo Sielski Santos, o professor Jesué Graciliano da Silva tem o desafio de liderar, até 11 de dezembro, uma instituição com 1.472 servidores e 11.508 alunos, incluindo cursos. Confira abaixo a entrevista realizada com o novo reitor sobre os principais desafios e projetos que vão nortear suas ações à frente da atual gestão do IF-SC.

Coordenadoria de Jornalismo: Quando você ficou sabendo que seria o novo reitor do IF-SC?
Jesué: Como havia uma divergência de entendimento do nosso estatuto pelo Ministério da Educação (MEC), não podíamos prever qual seria a decisão do MEC até a publicação da Portaria de nomeação. Tanto poderia ser nomeada a Regina [ex-diretora Executiva e atual Pró-Reitora de Administração] ou eu. Mas ambos estávamos nos preparando para trabalhar de forma muito unida nesse período de conclusão de mandato, independente de quem fosse.

CJ: Qual a sua expectativa ao assumir o cargo de reitor da instituição?
Jesué: A primeira ação que realizei, após saber da nomeação, foi enviar uma mensagem para toda a comunidade do IF-SC solicitando o apoio de todos para esse desafio e apresentando as principais demandas para esse período. Minha expectativa é muito positiva, porque estamos vivendo um momento histórico de consolidação da educação profissional no país. O objetivo do MEC é de alcançar 1000 campi instalados em todo país levando educação profissional gratuita e de qualidade a cidades esquecidas pelo Estado.

Em Santa Catarina estamos consolidando o processo de expansão, o modelo de gestão em rede e o processo de transformação em Instituto Federal. A mudança da Reitoria para o prédio novo faz parte desse processo. Para concluir esse trabalho ainda temos que garantir que todos os novos Regimentos Internos dos campi sejam bem discutidos e aprovados pelo Conselho Superior e realizar a eleição dos novos Diretores-Gerais e do novo Reitor.
 
CJ: Quais serão as prioridades da sua gestão à frente do IF-SC?
Jesué: Primeiramente é preciso esclarecer que esse período de conclusão de mandato é uma condição especial de gestão. Por isso definimos que a equipe de pró-reitoras e eu trabalharemos de forma muito integrada. Serão pouco menos que 6 meses. Por isso teremos que focar nossa atuação para conclusão das ações mais importantes já definidas no planejamento partiicpativo.
 
CJ: O que será possível realizar nos próximos meses, uma vez que sua gestão termina em 11 de dezembro?

Jesué: É importante lembrar que estamos no final de uma gestão e que há continuidade de ações. Temos ações importantes acontecendo em todos os campi e em  cada uma das pró-reitorias que deverão ser concluídas. Estamos realizando reuniões com as pró-reitoras para avaliar com precisão o nível de execução do planejamento até junho de 2011 antes de definirmos quais serão as ações prioritárias para 2011-2.

Mas, em linhas gerais, podemos dizer que temos diversas obras a serem concluídas até o final do ano: há diversos sistemas informatizados que serão finalizados; temos um grande concurso públlico para contratação de novos docentes e técnicos administrativos; teremos eleição para Diretor-Geral em cinco campi e para reitor em todos os campi e nos polos de educação a distância; temos diversos novos cursos a serem iniciados no programa UAB [Universidade Aberta do Brasil]; vamos iniciar curso de especialização em Gestão Pública para nossos servidores; vamos fazer a discussão sobre o Pronatec; encaminhar as ações preliminares para viabilização do Fórum Mundial de Educação Profissional; iniciar o processo de revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); aprovação dos Regimentos dos campi; reestruturação da Unidade de Auditoria Interna; aprovação de novos cursos; avaliação da CPA [Comissão Própria de Avaliação]; avaliação de desempenho; participação do processso para concessão de bolsas para estudantes estudarem no exterior, entre outras ações.

CJ: Até que ponto seu modelo de gestão será diferente do adotado pela ex-reitora Consuelo?

Jesué: Ressalto que é uma honra substituir a reitora prof. Consuelo e concluir esse projeto de transformação em IF-SC e de expansão. Essa é uma das melhores instituições de educação profissional do País e estar à frente dela é um grande desafio.

Dando continuidade ao modelo de gestão em curso, mas imprimindo um estilo pessoal, pretendo acompanhar de perto a execução das ações estratégicas planejadas, disseminar o uso de indicadores de gestão para a tomada de decisões, continuar fomentando o compartilhamento das melhores práticas dentro dos preceitos da gestão do conhecimento, disseminar o uso das novas tecnologias de TI [Tecnologia da Informação] e continuar investindo na capacitação permanente do quadro de servidores. Também pretendo viabilizar uma solicitação da Comissão de Ética: promover a capacitação dos gestores para compreensão dos preceitos estabelecidos pelo Código de Conduta Ética dos servidores.

CJ: Você pretende se lançar como candidato nas próximas eleições?

Jesué: Não. Minha meta é a conclusão da gestão de forma efetiva e dar posse à nova equipe da Reitoria em 12 de dezembro de 2011.

CJ: Qual sua posição referente à discussão sobre a implementação da jornada de 30 horas para os técnicos-administrativos?
Jesué: Como já expressei em reuniões abertas e assembleias do Sinasefe-SC, sou favorável à jornada de 30 horas para os servidores TAEs, mas dentro das limitações legais. A administração pública é regida pelos principios constitucionais (legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência) que devem ser respeitados por todos os servidores públicos. Compreendo que não é apenas o número de horas que determina a qualidade dos serviços prestados por nossos servidores. O mais importante é que os servidores estejam motivados e entendam que seu trabalho tem significado e é importante para a formação de milhares de profissionais em todo Estado catarinense.

Tive participação efetiva na construção da Resolução 08/2008, que implantou oficialmente a flexibilização da jornada de trabalho dos servidores TAEs do IF-SC e na elaboração de todas as demais resoluções relacionadas ao tema. Por isso estamos bem preparados para fazer uma discussão transparente e madura sobre esse tema. Esperamos encaminhar os resultados do GT constituído para estudar as possibilidades para aplicação da flexibilização da jornada dos TAEs no IF-SC nas próximas semanas.
 
CJ: Que mensagem você gostaria de deixar para os professores da instituição?

Jesué: Minha mensagem é de confiança no trabalho dos docentes. Como sou docente do IF-SC há 18 anos, não poderia ser diferente. São os professores quem têm a maior parte da responsabilidade na fomação integral de nossos estudantes. Acredito que a docência é a mais importante das profissões, pois dela derivam todas as demais. A instituição nem sempre consegue atender as expectativas dos docentes no tempo necessário. Mas não devemos desanimar e, sim, ajudar a aperfeiçoar os processos e procedimentos de gestão para que a instituição avance sempre.

CJ: Que mensagem você gostaria de deixar para os técnicos administrativos da instituição?

Jesué: Minha mensagem é também de confiança no trabalho dos TAEs. Somos todos servidores públicos federais com o mesmo objetivo: transformar vidas. Os administrativos são parte importante do processo de ensino-aprendizagem pois viabilizam o funcionamento pleno do IF-SC. Se os docentes e administrativos atuarem de forma integrada, todos nós conseguiremos tornar efetiva a missão do IF-SC.

CJ: Que mensagem você gostaria de deixar para os alunos da instituição?

Jesué: Os estudantes do IF-SC são a razão de ser de todo nosso trabalho. Desejo que os estudantes aproveitem todas as oportunidades oferecidas pelo IF-SC para se desenvolverem plenamente como profissionais e como seres humanos. E se as condições para o ensino-aprendizado não forem as mais adequadas, que se organizem e apresentem suas sugestões para a melhoria continua da instituição. Espero que os estudantes aproveitem esse momento histórico de internacionalização do IF-SC, em que teremos centenas de bolsas para estudo no exterior.

Clique
aqui e acesse o perfil com mais detalhes do novo reitor do IF-SC.
 
Última atualização ( Ter, 05 de Julho de 2011 17:12 )
 
2008. Instituto Federal de Santa Catarina. Todos os direitos reservados.