Oportunidades

Bolsas de estudo – Os processos seletivos para se candidatar a uma bolsa de estudos oferecidas pelo governo holandês já estão abertas. Até o final de janeiro serão aceitas inscrições para programas de graduação, mestrado e doutorado ministradas no idioma inglês em universidades holandesas. Entre os critérios para os estudantes brasileiros se candidatarem a uma das 60 bolsas oferecidas estão: possuir excelência acadêmica, domínio do idioma inglês, ter participado de atividades extracurriculares, possuir recomendações acadêmicas e grande motivação, além de atender aos requisitos específicos de cada programa. Para se candidatar ao um dos programas é preciso ser aceito por uma instituição de ensino superior holandesa. Os documentos que devem ser enviados para admissão são: certificado de proficiência na língua inglesa e documentos que comprovem o grau de escolaridade, traduzidos para o inglês por meio do processo de tradução juramentada. Para saber mais sobre os programas de bolsas de estudo oferecidos pela Holanda acesse o site.

Ideias e Projetos de P&D – Foi lançada a Coleta Pública Permanente de Ideias e Projetos de P&D da Eletrobras Furnas. Não há data limite para que a comunidade científica e acadêmica envie ideias e projetos de P&D à Eletrobras Furnas. A empresa tem trinta dias para responder se a ideia foi aceita ou não. Caso tenha sido aprovada, será solicitada proposta de projeto de P&D. Por outro lado, qualquer entidade poderá apresentar uma proposta de projeto de P&D que vise atendê-la. Os prazos para Análise Documental e para Análise Técnica serão informados no Edital. Acesse o site da Coleta Pública da Eletrobras Funas para mais informações.

Programa Bragecrim  - Estão abertas as inscrições, até o dia 16 de janeiro, para enviar projetos ao programa Bragecrim. O objetivo do programa é apoiar projetos conjuntos de pesquisa entre grupos brasileiros e alemães no ambito da Iniciativa Brasil-Alemanha para Pesquisa Colaborativa em Tecnologia de Manufatura (Bragecrim). Entre os benefícios em participar do programa estão: passagens aéreas para docentes brasileiros em missão de trabalho na Alemanha, diárias para o docente alemão em missão no Brasil, bolsas de estudo para estudantes nos termos vigentes da CAPES e apoio para aquisição de equipamentos relacionados as atividades do projeto. A duração prevista dos projetos são de dois anos, com possibilidade de prorrogação por igual período a critério das agências financiadoras. Acesse o edital aqui.

Programa Capes/Fundação Agropolis – As inscrições de projetos de pesquisa para o Programa Capes/Fundação Agropolis já estão abertas. As propostas podem ser enviadas até o dia 10 de fevereiro. A previsão é que serão selecionados até cinco projetos conjuntos de pesquisa e/ou projetos de seminários, workshops e outras atividades binacionais, entre Brasil e França. Serão apoiadas atividades com foco nas seguintes temáticas: genética e genômica, melhoramento de plantas, ecofisiologia; doenças e pragas, proteção das culturas integradas, ecologia populacional; inovações agro-ambientais, agro-ecossistemas, gestão de recursos; inovações agro-alimentares, cultivo de produtos alimentares e não-alimentares; processos de inovação e gestão social das inovações e similares. A inscrição das propostas deve ser feita por meio do preenchimento dos formulários de inscrição e do envio dos documentos eletrônicos requeridos. A previsão é que as atividades tenham início a partir de junho de 2012. Acesse o edital para mais informações e, em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail.

Vaga Gestão Pública - Estão abertas as inscrições para professor pesquisador que queira atuar na unidade curricular de Indicadores Socioeconômicos na Gestão Pública do Curso de Especialização Lato Sensu em Gestão Pública, na modalidade a distância, do programa UAB. As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de dezembro. Veja o edital aqui.

Revista Eja em Debate – Está aberto o período para o envio de artigos científicos para a primeira edição da revista Eja em Debate. O periódico científico de publicação eletrônica semanal tem como objetivo disponibilizar conteúdos relativos à educação de jovens e adultos (EJA). A revista é voltada para diferentes instituições e profissionais, como pesquisadores, profissionais da educação e alunos da EJA/PROEJA. A submissão deve ser feita até o dia 30 de abril de 2012 no próprio sistema da revista. No site os autores poderão encontrar informações sobre a submissão online, diretrizes para autores, condições para a inscrição, além de poder acompanhar o progresso da submissão e outras orientações. Acesse o site da revista aqui.

2008. Instituto Federal de Santa Catarina. Todos os direitos reservados.