Notas

Nomeação – Foi publicado nesta sexta-feira, dia 16, no Diário Oficial da União (DOU), o decreto que nomeia oficialmente a professora Maria Clara Kaschny Schneider como reitora do IF-SC. Segundo a nova reitora, a publicação legitima o processo eleitoral ocorrido neste ano. “Conto com os alunos e servidores do IF-SC para fazermos o melhor pela instituição e para ajudar a transformar a sociedade”, diz. A posse oficial no novo cargo irá ocorrer em Brasília, em data a ser definida pelo Ministério da Educação.

Diário do Reitor I – Com o fim da gestão de Jesué Graciliano da Silva, o blog Diário do Reitor” também deixará de ser atualizado. O blog foi mantido pelo ex-reitor entre 11 de julho e 20 de dezembro de 2011, com informações e relatos de assuntos vivenciados durante a sua gestão. Clique aqui e confira a mensagem final deixada pelo pelo professor aos servidores do IF-SC.

Diário do Reitor II – Agora afastado das atribuições de reitor, Jesué Graciliano da Silva dará continuidade a discussões sobre ética, gestão, transparência e tecnologias educacionais por meio de seu novo blog, chamado “Ética e Gestão nos Institutos Federais”. No espaço serão disponibilizadas reflexões, recomendações de sites, textos e vídeos sobre esses temas, além de capítulos o livro “Da ETF-SC ao IF-SC: a redenção da educação profissional catarinense”, que conta o processo de transformação da instituição em Instituto Federal e aborda o tema da expansão e da interiorização dos campi.

Ingresso 2012.1 - Neste domingo, dia 18, o IF-SC realiza as provas do Exame de Classificação para ingresso em cursos técnicos em todo o estado. São 2.694 vagas em 18 campi. No total, 9.539 candidatos estão inscritos para o exame, que ocorre em 17 municípios catarinenses. As provas começam às 9h para candidatos a cursos técnicos subsequentes e concomitantes ao ensino médio. Às 15h, começam as provas para candidatos a cursos técnicos integrados.

Sinasefe-SC – Os novos membros da diretoria e do Conselho Fiscal do Sinasefe-SC, eleitos no último dia 1º de dezembro, tomaram posse nesta quarta-feira, dia 14, durante assembleia geral realizada no Campus Florianópolis. Após os informes da assembleia, os novos membros eleitos assinaram a ata de posse. Clique aqui e confira como ficou a composição da nova diretoria da Seção Sindical. Mais informações no site do sindicato.

JIF Sul - Os Jogos dos Institutos Federais da Região Sul (JIF Sul) já tem data marcada. Eles vão ocorrer de 27 de abril a 1º de maio de 2012. A data foi definida em reunião realizada entre representantes dos institutos federais da região sul durante os dias 7 e 8 de dezembro. Os vencedores da etapa regional participarão da etapa nacional, que deve ocorrer em julho do próximo ano. No IF-SC, os procedimentos para seleção dos atletas e equipes que irão representar a instituição ainda serão definidos. Clique aqui para mais informações.

Pronatec I -O Campus Geraldo Werninghaus formou os primeiros alunos por meio do programa Pronatec, do Governo Federal. Foram 19 alunos do curso de qualificação profissional em Auxiliar Administrativo, que teve carga horária de 160h e disciplinas de Gestão das Funções Organizacionais, Comunicação Empresarial, Métodos Quantitativos, Informática e Empreendedorismo.

Pronatec II - A turma, coordenada pelo professor Gerson Ulbircht, criou uma empresa fictícia, desenvolveu um planejamento de gestão para ela, desenvolvendo conhecimentos de marketing, administração financeira, informática, comunicação e empreendedorismo. “Sempre tive interesse  por Administração. Quando o professor Gerson divulgou o curso na escola, vi que era uma oportunidade. Acho que é importante que todos tenham conhecimentos básicos de administração”, diz  aluna Victória Barbieri.

GW I -Na mesma data da formatura do curso de Auxiliar em Administração ocorreu também, no Campus Geraldo Werninghaus, a formatura do curso de qualificação profissional em Manutenção de Computadores, ministrado pelo técnico em TI Fábio Meincheim e apoiado pelo edital de fomento à extensão Aproex Social.

GW II - “Iniciar e concluir esses cursos foi um desafio enorme, só possível graças ao empenho dos servidores que abraçaram a ideia e se desdobraram para realizá-los. O resultado foi gratificante, principalmente por atender a um público que necessita de qualificação profissional para se inserir no trabalho”, diz o diretor-geral do campus, Neury Boaretto, diretor do Campus Geraldo Werninghaus.

Rede móvel I – O projeto VlanMobil: Rede de Computadores Móvel, do Campus São José, vai levar conhecimento e tecnologia ao município de São Bonifácio de fevereiro a agosto de 2012. Neste período serão instalados equipamentos e ofertados cursos de capacitação a jovens do município. O VlanMobil é um veículo com total infraestrutura física, lógica, de hardware e de software capaz de oferecer serviços de telecomunicação de diversas modalidades, como a coleta e a transmissão de dados em caso de desastres, a inclusão digital, o ensino a distância e o apoio à comunicação.

Rede móvel II – A primeira ação do VlanMobil ocorreu durante o período de divulgação do Ingresso 2012-1, quando o veículo visitou escolas do município de São José para permitir acesso à internet e, também, a realização das inscrições. Além disso, a visita aos colégios divulgou o próprio IF-SC e possibilitou que os interessados tirassem dúvidas a respeito da instituição e do processo seletivo. Clique aqui e leia mais sobre o projeto.

Riozinho - Nesta sexta-feira, dia 16, os alunos do curso técnico em Meio Ambiente do Campus Florianópolis realizam uma apresentação pública do projeto de análise da qualidade ambiental da água do Riozinho, um trecho da praia do Campeche, no sul da Ilha de Santa Catarina. Desenvolvido pelos alunos do último módulo do curso, os resultados dos trabalhos serão apresentados no auditório do campus, às 18h30. A entrada é livre. Mais informações aqui.

Informativo – Está no ar a edição de Novembro do informativo do Campus Avançado Caçador. Entre os destaques estão a primeira gincana do campus, a capacitação pedagógica realizada pelos servidores e discussões sobre ética. Clique aqui e confira o informativo em formato digital.

Canoinhas – O dia 12 de dezembro de 2011 entrou para a história do Campus Canoinhas. Nessa data foi realizada a primeira formatura do campus, com 61 alunos dos cursos de qualificação profissional em Gestão da Propriedade Rural Auxiliada pela Informática, Informática Básica Integrada ao Meio Rural e Informática Básica e outros 38 alunos do curso de Gestão da Propriedade Rural Auxiliada pela Informática oferecido na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA-FIC). A cerimônia ocorreu no auditório do campus. Clique aqui e confira a matéria completa.

Urupema
- O Campus Urupema formou na quinta (15) os primeiros 108 alunos de cursos de formação inicial e continuada (FIC), de sete cursos: Agricultura Orgânica, Atendimento ao Público, Condutor Ambiental, Higiene e Manipulação de Alimentos, Processamento de Frutas (foto), Produção Integrada de Frutas e Tecnologia Educacional. A cerimônia ocorre no Clube 3 de Maio, no Centro de Urupema.

Caçador – O Campus Caçador formou no dia 8 alunos dos cursos de FIC em Costura Industrial (170 formandos) e de Propriedades Agrícolas Familiares (13), ministrado no município vizinho Macieira. O evento ocorreu na Câmara Municipal da cidade. A pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação e reitora eleita, Maria Clara Kaschny Schneider, o diretor de Administração do IF-SC, Érico Madruga, e o diretor de Expansão, Caio Alexandre Martini Monti, participaram do evento. Além de participar da formatura, a reitora eleita Maria Clara Kaschny Schneider eleita veio ao Campus Caçador para uma conversa com os servidores para resolver questões de infraestrutura nos laboratórios de Plásticos e Vestuário.

Mulheres Mil –  O programa Mulheres Mil começou suas atividades em mais dois campi. No dia 12 de dezembro, o Campus Jaraguá do Sul promoveu a aula inaugural de sua primeira turma, enquanto o Campus Gaspar iniciou as aulas do programa no dia 13.
A primeira aula de Jaraguá do Sul ocorreu na sede do Centro de Referência de Assistência Social, localizado no bairro Jaraguá 84. Já no dia 16, campus inicou as aulas das outras duas turmas do Mulheres Mil, sendo uma formada por detentas do Presídio Regional de Jaraguá do Sul. No início de 2012 será a vez do Campus Florianópolis começar sua primeira turma. Durante o mês de janeiro, as alunas vão dar continuidade às oficinas previstas para o curso, que abrangem noções básicas de conteúdos do cotidiano. Após as oficinas será realizado um curso de qualificação profissional. A primeira aula realizada no IF-SC dentro do Programa Mulheres Mil ocorreu no dia 7 de dezembro, no Campus São Miguel do Oeste. Para saber mais sobre o Programa Mulheres Mil, visite o site

Gravity Racing - O Campus Araranguá organizou a 5ª edição da Gravity Racing, a corrida de carros movidos pela gravidade. Na tarde do dia 18 de dezembro, os alunos do terceiro módulo do curso técnico em Eletromecânica do campus competiram com seus carros numa das ruas da cidade, a Rua Belvedere, nos altos do Morro da Urussanguinha. Os carros utilizados na corrida foram construídos pelos próprios alunos do curso e fazem parte do trabalho final da disciplina de Projeto Integrador.


Posse em Araranguá - Foi transferida para o dia 22 de dezembro a cerimônia de posse do novo diretor-geral do Campus Araranguá, Emerson Silveira Serafim. O professor assume o cargo em função do ex-diretor, Andrei Zwetsch Cavalheiro, ter aceitado o convite de estar à frente da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional durante os quatro anos da gestão da reitora eleita, Maria Clara Kaschny Schneider. O evento, que estava marcado para o dia 16, irá começar às 15h30 e será realizado no próprio campus.

Formulários DGP – Estão disponíveis na intranet novos formulários de “Solicitação de Portaria”. As solicitações referem-se a: designação e dispensa de Funções Gratificadas; exoneração e nomeação de Cargo de Direção (CD); e substituições de chefias por motivo de férias, viagem ou licença saúde. Para acessar os documentos, clique aqui ou procure o item “Formulários – DGP” no menu lateral esquerdo da intranet.

Verão – A partir da próxima sexta, dia 23, até 31 de janeiro, o IF-SC vai funcionar em horário diferenciado. Servidores docentes e técnicos administrativos vão trabalhar das 13h às 19h de segunda a quinta-feira e das 8h às 14h às sextas-feiras. Entre os dias 26 e 30, os setores podem funcionar em sistema de rodízio de servidores, preservando os serviços essenciais, em especial, o atendimento ao público. Caso isso ocorra, deve ocorrer compensação da jornada de trabalho entre 1º de fevereiro e 30 de abril. Essas e mais informações na Portaria 1.772.

Flexibilização – A reitora em exercício do IF-SC autoriza, excepcionalmente, que todos os servidores do Instituto tenham flexibilidade de jornada de trabalho no dia 19 de dezembro, entre às 8h e 14h. O motivo de tal permissão está em permitir uma maior participação dos servidores na solenidade de transmissão de cargo de Reitora para o quadriênio 2011-2015. Os Diretores-Gerais dos campi que ainda estão em atividades letivas poderão analisar a conveniência na adoção desta jornada excepcional.


Transparência – A Controladoria-Geral da União (CGU) desenvolveu um site para esclarecer a sociedade sobre os principais pontos da Lei do Acesso à Informação, que garante aos cidadãos brasileiros o acesso a documentos públicos. A página destrincha a lei de forma didática e contém as perguntas mais frequentes, exceções à regra de acesso e a divulgação de eventos relacionados ao tema. Clique aqui para acessar o site.

Língua Portuguesa – Para promover a troca de informações e experiências entre os países que fazem parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o Ministério do Planejamento lançou o portal Ambiente Colaborativo em Governo Eletrônico (e-GOV), onde estão disponíveis ferramentas para dar suporte à criação, discussão e intercâmbio entre os usuários dos diversos países integrantes da CPLP. Clique aqui e conheça o portal.

Conif – Com 31 dos 34 votos válidos, o reitor do Instituto Federal do Espírito Santo, Denio Rebello Arantes, foi eleito presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) para o ano de 2012. A eleição da nova diretoria, com chapa única, foi realizada nesta quarta-feira, dia 14, em Brasília, marcando a última reunião do Conif em 2011. A posse será no dia 7 de fevereiro, em Brasília. Mais informações no site do Conif.

Revista Thema –  A Revista Thema está com nova submissão de artigos para a próxima edição do periódico. A Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFSul lança o próximo número da revista em caráter exclusivo. A edição especial é dedicada aos estudos afro-brasileiros e conta com artigos de pesquisadores(as) de diversas instituições brasileiras. A submissão de artigos para a Revista Thema ocorre em fluxo contínuo e deve ser feita no site do periódico. Acesse aqui para ler a última edição da Revista Thema.

LINK DIGITAL – Esta é a última edição de 2011 do Link Digital. O informativo interno do IF-SC volta a ser publicado em 10 de fevereiro de 2012, na primeira semana de atividades letivas do semestre 2012-1.

 
2008. Instituto Federal de Santa Catarina. Todos os direitos reservados.