Presidente Dilma assina decreto que regulamenta programa Ciência sem Fronteiras
A presidente Dilma Rousseff assinou, na manhã desta terça-feira, 13, no Palácio do Planalto, decreto que regulamenta o Programa Ciências sem Fronteiras (CSF) e lançou os editais para concessão de 13 mil bolsas de estudos no exterior. O programa dará prioridade a estudos ligados às ciências básicas (matemática, física, química e biologia), engenharias e cursos tecnológicos, além de cursos técnicos. Serão concedidas mais de 100 mil bolsas de estudo no exterior até 2015. Um dos destaques é o edital específico para instituições da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, para intercâmbio de alunos com colleges comunitários do Canadá.

O Ciência sem Fronteiras é resultado da ação conjunta dos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação para desenvolver a ciência e a tecnologia no Brasil por meio do intercâmbio de estudantes de graduação e de pós-graduação e da mobilidade internacional de estudantes e pesquisadores. Serão oferecidas aproximadamente 75 mil bolsas pelo poder público e cerca de 26 mil em parceria com instituições particulares, nas modalidades graduação-sanduíche, educação profissional e tecnológica e pós-graduação (doutorado-sanduíche, doutorado pleno e pós-doutorado) nos próximos quatro anos.

O ministro Fernando Haddad destacou que o programa pretende oferecer oportunidades a estudantes de todas as classes. O critério para a seleção será o do mérito acadêmico. “Um dos índices que vamos monitorar e acompanhar é se esse programa está atingindo todas as classes sociais”, disse. “Não queremos fazer como se fazia no Brasil do Império e da República Velha, quando apenas os jovens da elite brasileira eram mandados para a Europa e Estados Unidos.”

Segundo Haddad, o país agora pretende dar oportunidade aos jovens da elite intelectual, sejam pobres ou ricos. “Os que mais merecerem esse benefício do governo é que vão, depois, voltar e ajudar no desenvolvimento do nosso país.”

Para assegurar que todos tenham oportunidades no programa Ciência sem Fronteiras, serão ministrados cursos intensivos e regulares de língua estrangeira, além de um período de seis a oito meses de estudo do idioma antes do início do curso no país que receberá o estudante.

Para Haddad, o impulso proporcionado pelo Ciência sem Fronteiras, tanto na graduação quanto na pós-graduação, permitirá a internacionalização da ciência brasileira. “Essa meta de superar 100 mil bolsistas nos próximos anos não tem paralelo na história do Brasil e vai permitir uma atualização da nossa ciência que não tivemos a oportunidade de ver até agora” salientou. “Nosso desenvolvimento depende dessa parceria e dessa interação com a economia globalizada, na era do conhecimento.”

A cerimônia contou com a presença dos ministros da Educação, Fernando Haddad; da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante; e da Casa Civil, Gleisi Hoffman. Também estiveram presentes os reitores dos Institutos Federais, inclusive a reitora em exercício do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC), Maria Clara Kaschny Schneider.

A Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, da qual fazem parte os institutos federais, tem um edital específico, por meio do qual poderão enviar alunos de cursos superiores de tecnologia para o Canadá, com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Associação de Colleges Comunitários Canadenses (ACCC). No ano que vem, deve ser lançado um edital para contemplar estudantes de cursos técnicos. "Esse foi um dos avanços que a regulamentação trouxe, o de criar bolsas para os cursos técnicos", diz a reitora Maria Clara Kaschny Schneider.

A reitora conta que mesmo antes da assinatura do decreto, o IF-SC havia recebido seis bolsas pelo programa Ciência sem Fronteira, das quais três foram preenchidas - o prazo para as três restantes é julho. Ela avalia que o desafio da instituição é oportunizar aos estudantes obter a proficiência em línguas estrangeiras. "Devemos ter muitas oportunidades com o programa", ressalta.

A nova equipe da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação está se organizando e em breve vai divulgar informações aos alunos sobre como podem participar do programa CSF.

Confira os editais do programa Ciência Sem Fronteiras

Ouça discurso do ministro Fernando Haddad na Rede de Comunicadores.

(Com informações de Diego Rocha/Ministério da Educação)