Servidores do IF-SC estão mais protegidos na internet
Desde o dia 9 de dezembro os servidores do IF-SC estão mais protegidos contra o roubo de senhas por meio da internet. Um sistema de certificação digital adquirido pelo IF-SC e implantado pela Diretoria de Tecnologias da Informação e da Comunicação (DTIC) está protegendo os dados (nome de usuário e senha) utilizados em sites institucionais como Intranet e Webmail. Ao proteger esses dados por meio de criptografia, evita-se que eles sejam capturados e utilizados por pessoas mal-intencionadas.

Segundo o diretor de Tecnologias da Informação e da Comunicação, Emerson Ribeiro de Mello, antes da proteção dos dados por meio da criptografia as informações como nome de usuário e senha eram “enviadas em claro pela internet”. “Se um servidor nosso, estando por exemplo num hotel ou evento, acessasse o webmail do IF-SC, ele estaria enviando seu nome de usuário e senha através da internet, os quais  poderiam ser facilmente capturados. Com o uso do certificado digital as informações trocadas entre o computador do usuário e os sites institucionais do IFSC são criptografadas, evitando transtornos”, explica.

Para os servidores da instituição, a nova ferramenta de segurança não altera nenhuma rotina. “Os procedimentos de acesso e login continuam os mesmos, mas aqueles que forem mais atentos poderão perceber que existe, agora, a figura de um cadeado fechado no site em que ocorre o login. Todos os navegadores de internet são compatíveis com o novo sistema”, afirma o diretor.

O processo de implantação da criptografia iniciou pelo Webmail e, em breve, estará presente nos demais sistemas administrados pela DTIC. O sistema pode ser implantado em todos os domínios com terminação “.ifsc.edu.br”.

Caso haja alguma dúvida sobre o funcionamento da ferramenta ou sobre a segurança das informações dentro do IF-SC, os servidores podem enviar um e-mail para
Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. .

 
2008. Instituto Federal de Santa Catarina. Todos os direitos reservados.