Nova reitora assume o cargo na próxima segunda, dia 19: confira a entrevista
Eleita com 80,76% dos votos nas eleições realizadas neste ano, a nova reitora do IF-SC, Maria Clara Kaschny Schneider, receberá o cargo do atual reitor, Jesué Graciliano da Silva, numa cerimônia realizada na próxima segunda-feira, dia 19, a partir das 19h30, no centro de eventos da Associação Catarinense de Medicina (ACM) em Florianópolis. O evento contará com a presença de servidores, autoridades e outros convidados que vão participar do evento formal, de um coquetel e de uma confraternização no local. Confira, nesta edição do Link Digital, uma entrevista sobre o que está por vir no mandato da nova reitora. Acesse também mais informações na nota “Nomeação”, na seção "Notas" desta edição.

Link Digital – Como você se sente assumindo definitivamente o cargo de reitora do IF-SC?
Maria Clara Kaschny Schneider – Eu sinto muito orgulho em estar assumindo esse importante cargo. Quando fiz concurso para professora, em 1989, nem sonhando poderia imaginar que chegaria a esse ponto. Além da imensa felicidade em estar à frente do IF-SC, sei do grande desafio, pois nossa instituição hoje é referência em educação profissional e precisamos fazer mais para atender a alunos e servidores.

Link – Quais serão os principais desafios da sua gestão para os próximos anos?
Maria Clara – Consolidar o IF-SC, acadêmica e administrativamente, e também atender às expectativas dos servidores e alunos de modo inovador!

Link – Quais serão as primeiras medidas ou ações realizadas na sua gestão?
Maria Clara – Nossa transição esta acontecendo de modo tranquilo para que a instituição não perca seu ritmo. Já estamos planejando melhorias nos processos administrativos e acadêmicos, pois é necessário inovar em muitos deles para atender ao crescimento da instituição com a qualidade necessária. Todas as áreas entregaram relatórios das atividades desenvolvidas e, a partir da análise dos documentos e da experiências dos servidores, vamos discutir com a comunidade as mudanças necessárias ao pleno desenvolvimento do IF-SC.

Link – Até que ponto o seu trabalho será uma continuidade das gestões da profa. Consuelo e do prof. Jesué? Haverá alguma mudança de postura?
Maria Clara – Trabalhei nas duas gestões de modo intenso, principalmente com pesquisa, pós-graduação e inovação, mas envolvida com toda a instituição. Cada gestão implementa um estilo próprio a partir das necessidades e anseios da comunidade, servidores e alunos. Nossa proposta “Unidos para inovar” irá trabalhar com inovação, união, sustentabilidade, solidariedade, ética e transparência. Nosso compromisso é com a inclusão de cidadãos que necessitam da formação para o trabalho, formação essa comprometida com o desenvolvimento tecnológico do País. Temos que internacionalizar o IF-SC e promover a qualificação dos servidores, citando duas de nossas metas.

Link – Deixe uma mensagem para os servidores.
Maria Clara – Caros servidores,
Sentimentos que se complementam e se entrelaçam nesse momento tão importante: Orgulho e Desafio. Orgulho por ter sido eleita por vocês e desafio em assumir a gestão de uma instituição tão complexa. O que me motiva é saber que temos servidores excelentes e comprometidos e, com certeza, vamos trabalhar juntos pelo IF-SC. Nossa equipe, com determinação e disposição, vai trabalhar para o desenvolvimento de todos, alunos e servidores.