Professor do IF-SC é indicado ao Prêmio Jabuti 2009 PDF Imprimir E-mail
Escrito por Jornalismo
Sex, 04 de Setembro de 2009 17:37
Um livro sobre os números, as medidas e a ciência da medição – metrologia – é o responsável pela indicação do professor André de Souza, do Programa de Pós-graduação em Mecatrônica do Campus Florianópolis, à final do Prêmio Jabuti de literatura na categoria de Ciências Exatas, Tecnologia e Informática. Com o título “Fundamentos de Metrologia Científica e Industrial”, a obra trata dos fenômenos, instrumentos e procedimentos envolvendo as medições e as unidades de medida e foi escrita em co-autoria com o professor Armando Albertazzi, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Segundo o professor do IF-SC, o dia-a-dia das pessoas é extremamente ligado ao tema abordado no livro, uma vez que o “cidadão do mundo contemporâneo tem seu destino atrelado a números e medidas”. No entanto, isso muitas vezes passa desapercebido pelas pessoas. “Exposto às exigências naturais das sociedades de consumo, talvez o cidadão nem perceba o que há por trás do peso correto e da medida exata, e que o trabalho da área de metrologia é fundamental para o progresso e o desenvolvimento”, explica.

Escrito de forma objetiva, o livro aborda todos os aspectos da área de metrologia científica e industrial. “Não existem livros com essa abordagem em língua portuguesa”, afirma Souza. Junto com a obra também foram desenvolvidos materiais eletrônicos para apoio didático, como slides de aulas de metrologia e ambientes de experimentação virtual para ensino à distância. Diversos materiais estão disponíveis no site do livro, que pode ser acessado aqui.

Quanto ao resultado final do Jabuti, que será divulgado em 29 de setembro, o professor do IF-SC está bastante otimista. “A indicação ao prêmio já nos trouxe grande satisfação, pois a seleção dos finalistas é realizada por um júri técnico bastante especializado e criterioso. Temos boa expectativa quanto ao resultado final, mas já nos consideramos vencedores pela indicação a um prêmio tão importante”, conta.

O Prêmio Jabuti é reconhecido como o maior prêmio literário do Brasil e existe desde 1957. Participam da premiação anual somente livros inéditos editados no Brasil, divididos em 21 categorias. Desde a sua criação, o Jabuti reconheceu o talento de autores como Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meirelles, Ruth Rocha, Raduan Nassar e Paulo Duarte.
Última atualização ( Sex, 04 de Setembro de 2009 22:29 )